SUPER FACIAL

Projetos educacionais conectam grafiti e alimentação saudável

O projeto Muros com Arte – “Art Walls” foi idealizado pela Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria Educacional de Sorocaba e patrocinado pela Coop e Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, levando graffiti às paredes das escolas vencedoras com designs campeões inspirados no tema “Alimentação saudável”. O GrupoCASA é responsável pelas estratégias de comunicação dos projetos Educacionais da Horizonte Projetos incluindo os de jornalismo e ODS e Planet Mania.

Foram mais de 1.160 alunos do Ensino Fundamental II envolvidos e 120 trabalhos apresentados por alunos. Os projetos passaram por uma seleção criteriosa feita primeiramente pela Comissão Organizadora do projeto. Quinze delas foram selecionadas e apresentadas para votação popular online. As obras selecionadas serão transformadas em grafite nas próprias paredes das instituições, pelos alunos, com acompanhamento do grafiteiro Fernando Vazio. “Comecei a fazer graffiti na minha pré-adolescência. Hoje, ser arte-educador é devolver às ruas o que foi plantado no início da minha carreira. Atualmente, o graffiti está mais acessível e este é um mercado que pode se tornar uma profissão. A dica que dou é estudar muito e praticar. Ainda estou aprendendo muito ”, diz Fernando.
“Todo mundo sabe que uma alimentação saudável inclui muitas frutas, verduras, legumes, grãos inteiros e restringe alimentos processados ricos em sal, açúcares e gorduras. No entanto, uma alimentação saudável vai muito além da preocupação com seu valor nutricional, envolve valores sociais, afetiva e sensorial, que vai desde a escolha do alimento, seu preparo, as características da forma de se alimentar e o ambiente em que é consumido, considerando as diferentes etapas da vida e etapas do sistema alimentar ”comenta Allan de Amorim, do projeto coordenador no Horizonte. “Essa iniciativa conecta duas áreas da educação: ciências e artes, perpetuando os valores aprendidos no graffiti que será para todos, valorizando o trabalho artístico dos jovens alunos e de seus professores”. O projeto contemplará 4 cidades do Estado.