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Grafites sobre diversidade e inclusão chegam a 21 cidades brasileiras

Comunidades Criativas

Estreia na próxima terça-feira, dia 25 de outubro de 2022, o projeto Comunidades Criativas – apoiado pelo Instituto CCR – que utiliza o grafite como forma de expressão e faz uma reflexão sobre diversidade e inclusão em 22 instituições de assistência social de 21 cidades brasileiras. O projeto começa na cidade de Barueri (SP), que recebe a primeira oficina de orientação para as pessoas atendidas pelo Instituto Social Parque dos Camargos (IEPPC), entidade escolhida para representar a cidade no projeto nacional. O IEPPC atua no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional desde 1998.

Dias depois da oficina de orientação, todos os envolvidos no projeto arregaçam as mangas para produzir desenhos sobre diversidade e inclusão e, após a votação popular, o desenho vencedor é escolhido para o Dia do Grafite. A ilustração mais votada será, então, grafitada pelos próprios participantes, com a mentoria do grafiteiro Jamil Santos (@jamil_cheiratintacrew), artista visual da cidade.

A escolha do grafite para discutir a diversidade e a inclusão não é por acaso.  A arte urbana já se mostrou uma experiência didática que estimula a reflexão e o pertencimento. No Comunidades Criativas este envolvimento acontece a partir das oficinas de orientação, passando pela etapa de produção das ilustrações temáticas, pela votação popular e pelo Dia do Grafite, ponto alto do projeto. A etapa final será a distribuição gratuita do livro Comunidades Criativas, que reunirá os 22 muros grafitados e os desenhos feitos pelos participantes, mostrando um panorama interpretativo das 21 cidades sobre o tema.

Para o coordenador de projetos da Horizonte e responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização, por meio de projetos como estes apoiados pelo Instituto CCR”, destaca Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

O Comunidades Criativas é uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e patrocínio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre o projeto Comunidades Criativas

O Comunidades Criativas é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votadaserá reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br

Sobre o Instituto CCR

Fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas – e o Estrada para a Saúde – presente em cinco regiões. Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Sobre a Flamingo Comunicação

Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br